
enfermagem
duração: 08 semestres - 4 anos • período: noturno • coordenadora: Sabrina Ramires
e-mail: ramiressabrina@funepe.edu.br
apresentação
O curso de Graduação em Enfermagem da FAFIPE é o curso superior voltado para a formação de profissionais da área da saúde que têm como papel “cuidar dos pacientes”. O profissional graduado em enfermagem deve ter formação generalista e interdisciplinar, para corresponder às exigências de assistência ao indivíduo, à família e à comunidade, nos vários cenários da prática da profissão e nos diversos níveis de atenção à saúde.
O profissional de enfermagem além de competências técnicas e científicas específicas, necessita desenvolver visão humanista, ética e política da realidade da saúde brasileira. Ao mesmo tempo, precisa estar preparado para o trabalho em equipes formadas por outros profissionais do setor, como médicos, nutricionistas, psicólogos.
A FAFIPE, em seu curso de Enfermagem, tem por objetivo principal preparar enfermeiros qualificados, capazes de conhecer e intervir sobre as situações de saúde na comunidade, visando os aspectos biopsicossociais e seus determinantes.
Somente o enfermeiro pode realizar a consulta e a prescrição de enfermagem, bem como prestar cuidados mais complexos, como, por exemplo, assistência de enfermagem a pacientes com doença grave.
sobre o curso
O curso de enfermagem tem a duração de quatro anos. Nos primeiros anos, os futuros enfermeiros terão muitas matérias teóricas e, aos poucos, as práticas entrarão nas grades específicas. Do segundo ano em diante, já terão contato com pacientes. Já nos últimos anos, os alunos começam a ter muito mais práticas do que teorias.
No último ano, o quase enfermeiro tem mais aulas em hospitais do que na sala de aula.
mercado de trabalho
O campo de atuação desse profissional, em geral, engloba hospitais públicos e privados, prontos-socorros, unidades móveis pré-hospitalares, clínicas de saúde, ambulatórios, unidades básicas de saúde, consultórios de enfermagem, escolas – da educação infantil ao ensino universitário – e atendimento domiciliar (home care). O Profissional de Enfermagem também pode atuar como gestor de serviços e programas de saúde e no ensino profissional de nível médio, de graduação e pós-graduação, bem como em laboratórios de pesquisa e em empresas, além de participar de entidades representativas da categoria e de movimentos sociais na área da saúde.