
medicina
duração: 12 semestres - 6 anos • período: integral • coordenador: Otávio Ornellas
e-mail: otavio.ornellas@funepe.edu.br
apresentação
O Curso de Graduação em Medicina da FAFIPE visa formar um profissional de saúde que tenha perfil generalista, humanista, com espírito crítico e reflexivo, capaz de obter uma visão holística do processo saúde/doença; com competências técnico-científicas, políticas, sociais, educativas, empreendedoras, investigativas, ecológicas, culturais e éticas para o exercício profissional de medicina, no contexto do Sistema Único de Saúde, assegurando a integralidade e a humanização da assistência.
Ao se pensar no Brasil como um país de dimensões continentais, justificam-se índices tão discrepantes de ausência de médicos em diversos municípios brasileiros, mesmo nos Estados mais desenvolvidos, como São Paulo, onde se observa a concentração de profissionais da saúde nos grandes centros urbanos em detrimento das regiões interioranas, como Penápolis.
Essas últimas necessitam fixar médicos habilitados a prestar atenção à saúde das populações, diminuindo, assim, a carência de profissionais no Sistema Único de Saúde. Conscientes da carência e da má distribuição de médicos no país, tanto regionalmente como nos diferentes níveis de atenção, o curso de Medicina da FAFIPE tem como missão formar profissionais centrados no compromisso social com o SUS.
Os médicos formados pela FAFIPE estarão aptos a atuarem com autonomia nos diferentes cenários da prática profissional, com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania, como promotores da saúde e da educação permanente.
sobre o curso
Desde os primeiros semestres do curso, os alunos desenvolverão atividades nas Unidades Básicas de Saúde e hospitais, o que propiciará a compreensão do sistema de saúde e das políticas públicas, estabelecendo os primeiros contatos com a comunidade, identificando problemas de saúde e preparando-os para uma prática profissional com visão holística, humanística e cidadã.
Com o avançar do curso o processo ensino-aprendizagem se direciona para a prática clínica com a introdução das disciplinas pré-profissionalizantes.
Neste momento haverá a intensificação das atividades nas UBSs, ambulatórios e hospitais. Tais atividades serão desenvolvidas em pequenos grupos com supervisão docente e de médicos contratados como orientadores sob a supervisão docente. Nos dois últimos anos do Curso de Medicina (9º a 12º semestres) terão início as atividades de estágio em regime de internato.
mercado de trabalho
O egresso do Curso de Graduação em Medicina da FAFIPE será um profissional com perfil observador, proativo, empreendedor; de formação generalista, humanista, crítica e reflexiva; capaz de atuar de forma ética e com responsabilidade social, modificando a realidade social, com vistas à melhoria na qualidade de vida da população, comprometido com o desenvolvimento regional e nacional tornando-se um promotor de saúde integral, com habilidades para trabalhar em equipe multiprofissional e interdisciplinar, tendo capacidade de empreender ações de gerenciamento e administração em saúde para promover o bem estar coletivo.