6.png

AUXILIAR E TÉCNICO EM ENFERMAGEM

Ícone.png

AUXILIAR DE ENFERMAGEM

DURAÇÃO: 16 MESES (2 MÓDULOS)

PERÍODO: NOTURNO

COORDENADORA: Enf. Maria Cristina Fogolin (COREN – 20846)

TÉCNICO DE ENFERMAGEM

DURAÇÃO: 2 ANOS (4 MÓDULOS)

PERÍODO: NOTURNO

COORDENADORA: Enf. Maria Cristina Fogolin (COREN – 20846)

O curso de técnico de enfermagem e auxiliar de enfermagem é um curso de nivel Técnico,  voltado a atender ao publico que tem como “vocação: o cuidar de pessoas”. Através de teoria, estagio e atividades em laboratório, prepara os alunos para o conhecimento e desenvolvimento da técnicas de forma humanizada. O objetivo é formar profissionais com conhecimento e habilidades técnicas, porem com visão e postura ética e humanística.

APRESENTAÇÃO

Trabalhador de saúde com paciente

AUXILIAR E

TÉCNICO EM

ENFERMAGEM

O técnico atua sob supervisão do  enfermeiro, participar da programação da assistência de Enfermagem, ELABORA processos de rotina e/ou específicos, para possibilitar a proteção e recuperação da saúde do paciente. O Técnico deverá fazer pelo próximo aquilo que o outro não pode fazer por si mesmo; ajudar ou auxiliar quando parcialmente impossibilitado de se autocuidar; orientar ou encaminhar a outros profissionais (HORTA, 1979).

O Auxiliar de Enfermagem possui o dever inerente de assistir o ser humano no atendimento de suas necessidades básicas, atuando sob supervisão do Enfermeiro, em caráter de apoio, e por isso é apto a participar da equipe de saúde, pois exerce a função de facilitador no desenvolvimento das tarefas de cada membro da equipe de saúde, além de gerar informações para possibilitar a tomada de providências (OGUISSO, 2013).

GRADE CURRICULAR

A carga horária para formação de Técnico em Enfermagem é de 1200 horas, acrescida de  608 horas, perfazendo um total de 1808 horas, distribuídas da seguinte forma: 

Módulo I – Núcleo da Área de Saúde - de formação genérica que não dará terminalidade nem competência para  o trabalho em saúde, com carga horária de 452 horas, sendo 300 horas de teoria e 152 horas  de estágio.

Módulo II – de formação de Auxiliar de Enfermagem que conferirá terminalidade, exigindo para tanto uma carga horária de 1.114 horas (incluindo módulo I), das quais 410 horas de teoria e 252 de estágio neste módulo,  com certificação (módulo I e II), que garante direito ao exercício profissional e continuação dos estudos.

Módulo III – de formação do Técnico em Enfermagem, compreendendo um aprofundamento de conhecimentos para exercício de competências com maior grau de complexidade nas ações de prevenção e recuperação da saúde, com 242 horas, sendo 190 horas de teoria e 52 horas  de estágio.

Módulo IV– de conclusão do Técnico em Enfermagem, compreendendo um aprofundamento com 452 horas, sendo 300 horas de teoria e 152 horas  de estágio, totalizando 1808 horas – conferindo o diploma.

MERCADO

DE TRABALHO

O mercado de trabalho está em constante expansão. Afinal, os profissionais da enfermagem são e serão necessários no dia a dia dos cuidados em saúde. Por isso, sempre haverá vagas disponíveis em todos os níveis, principalmente no interior do país.

Os campos de atuação do técnico em enfermagem são muitos, o que abre um leque enorme de possibilidades. É possível trabalhar em:

  • Clínicas;

  • Hospitais; das mais diversas especialidades

  • Laboratórios de análises clínicas;

  • Centros de diagnósticos;

  • Home care (cuidados na casa do paciente);

  • Casas de repouso;

  • Consultórios médicos;

  • Creches;

  • Ambulatórios;

  • Unidades básicas de saúde e muito mais.

ESTRUTURA DO CURSO

flask.png

EXPERIÊNCIAS E

DINÂMICAS

INFORMAÇÕES

Valor da Matrícula/Mensalidade Integral: R$ 566,88

Valor da Mensalidade com desconto de 35%***: R$ 368,47

Este desconto se aplica exclusivamente ao curso Técnico e Auxiliar de Enfermagem.

*Descontos de 35% concedidos apenas para vínculos com convênios empresarial e condicionado a pagamento de pontualidade, até todo dia 08 do mês de vencimento. Desconto não se aplica na matrícula.

*Alunos residentes fora de Penápolis: Descontos de 35% condicionado a pagamento de pontualidade, até todo dia 08 do mês de vencimento. Desconto não se aplica na matrícula.

*Os descontos não são cumulativos com outros descontos ou bolsas de estudos.  

Para mais informações sobre formas e tipos de pagamentos e dúvidas financeiras entre em contato pelo telefone (18) 3654-7690, opção  2 - Secretaria Administrativa Financeira.

Está em dúvida ou gostaria de fazer alguma pergunta?
Entre já em contato com o Curso Técnico/Auxiliar de Enfermagem